Autor: Martín Echavarría
Formato: Impresso
Páginas: 175
Publicação: 2019
Capa: Brochura
Peso: 0,300 kg
Dimensões: 14 X 21
A proposta deste livro é fazer um breve passeio pela história da Psicologia, tendo como parâmetros dois pontos fundamentais de inflexão: a obra de Aristóteles, na Antiguidade, e a de Freud, na pós-modernidade.
Mais do que simplesmente fazer história, o Dr. Martín Echavarría manifesta – por intermédio dela – as filosofias subjacentes às psicologias contemporâneas, especialmente no tocante a suas origens.
A idéia é mostrar como se chegou ao momento presente, partindo da concepção clássica de personalidade – aristotélica e cristã – e chegando à visão destes temas que é própria das psicologias modernas. Aristóteles e Freud simbolizam, no plano do estudo da alma humana e da práxis que se lhe segue, duas tradições cujo espírito é radicalmente contraposto. O primeiro é tradicional, ontológico e transcendente; o segundo é revolucionário, genealógico, imanentista. Entre a ética aristotélica e, mais ainda, a cristã, e a prática psicanalítica, há mais vínculos do que pode parecer à primeira vista, embora se trate de contrariedade e de contradição. Tudo isto é muito mais está presente nesta densa obra.
Descubra os livros de Sidney Silveira publicados pela Edições CI. Obras sobre filosofia tomista, teologia cristã, cultura clássica e crítica da modernidade. Compre online direto da editora.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade